A estação mais fria do ano é conhecida por ser a que mais danifica as peles oleosas, porém, alguns cuidados simples podem ajudar no processo de hidratar esse tipo de cútis durante o inverno.
Quer saber como? Entenda abaixo porque a pele fica mais oleosa durante essa estação, quais são os cuidados recomendados e muito mais.
Quando as temperaturas caem, a desidratação da pele acontece por dois fatores principais, que são:
Além disso, o corpo tende a suar menos, visto que há a redução das temperaturas, o que é prejudicial, porque o suor também é um fator de hidratação.
Adicione a essa equação os banhos quentes mais o uso de sabonetes, que tiram a camada de gordura presente na pele.
É consequência que o local fique mais ressecado, que quando em excesso, pode causar inflamações locais, sendo assim, é preciso cuidado redobrado.
Mas, o que fazer?
Fundamental para todos os tipos de pele, incluindo a oleosa, esse deve ser o passo número um para passar por esse período com qualidade e saúde.
É preciso cuidar dessa etapa para evitar o ressecamento, a irritação e o efeito rebote da oleosidade.
Nesse caso, invista em hidratantes propícios para peles oleosas, que são mais fáceis de aplicar, não contém muito óleo em sua composição e aumentam a sensação de refrescância.
Citado anteriormente, o efeito rebote da oleosidade pode ter vários princípios, tanto a falta de hidratação quanto a utilização de sabonetes com muitas propriedades detergentes.
Quando existem muitos fatores de limpeza, há a agressão da pele, aumentando a oleosidade.
Assim, é indicado o uso de sabonetes menos agressivos, principalmente aqueles que não tem sabão em sua composição.
Uma boa ideia é trocar o modelo em barra pelolíquido, preferencialmente aqueles que são desenvolvidos à base de glicerina.
Outro ponto que merece atenção em sua lista diária é a tonificação em conjunto com adstringentes propícios para a pele oleosa.
Eles são essenciais para eliminar a oleosidade excessiva, além da impurezas ali depositadas.
Por fim, porém nem um pouco menos importante, usar filtro solar é primordial, independente se o dia está ensolarado ou não.
A proteção contra a radiação UV previne o envelhecimento precoce e manchas na região.
Mesmo no inverno, deve-se realizar a esfoliação da pele.
É indicado que esse processo seja feito duas vezes ao mês, porém, para peles muito oleosas, é indicado duas vezes na semana.
Mas, cuidado! Não deve ser aplicado em conjunto com ativos ácidos, falta de hidratação ou sabonete secativo - é preciso mesclar a ordem para que a pele não fique sobrecarregada.
Além de todos os outros fatores citados anteriormente, a alimentação é outro ponto que merece atenção.
Devem ser priorizados alimentos ricos em minerais e vitaminas, o que neutraliza os radicais livres, reduzindo assim o envelhecimento da pele.
Por isso, escolha preferencialmente alimentos ricos em vitamina C, como:
Priorize uma dieta rica em grãos, onde a soja é um bom exemplo, além de:
Mesmo que todas as indicações anteriores sejam primordiais, tomar bastante água é uma das ações que devem ser priorizadas durante essa estação.
Lembre-se que a hidratação mais potente é aquela que vem de dentro para fora.
Seu organismo deve estar sempre bem hidratado, onde a pele terá um efeito natural.
Uma das regiões mais afetadas durante o frio é com certeza os lábios.
Isso acontece porque eles estão entre uma área composta de mucosas, onde com a redução da produção das glândulas sebáceas, há esse ressecamento natural.
Esses são alguns dos cuidados que devem ser adotados durante o inverno, por isso, comece a incluí-los diariamente em sua rotina e veja os resultados positivos em sua pele e auto estima!