Litocit é um medicamento que serve para tratar cálculos renais, as famosas “pedras nos rins”. Devido ao seu princípio ativo, citrato de potássio, consegue impedir a formação de diferentes cálculos e melhorar o funcionamento dos rins.
Ao utilizar Litocit, é possível prevenir diferentes tipos de pedras nos rins, contribuindo para uma maior qualidade de vida e alívio dos desconfortos associados a esses problemas renais. Continue a leitura e saiba como tomar Litocit corretamente para garantir sua eficácia.
E assim como o Litocit, a PanVel oferece os melhores medicamentos para cuidar da sua saúde, além de informações completas sobre o uso adequado de cada produto, para que você possa fazer suas compras com segurança e confiança.
Litocit é um medicamento indicado para melhorar uma das funções dos rins, que é eliminar os ácidos do corpo. Por isso, ele trata:
O Litocit age por meio do seu princípio ativo, que é o citrato de potássio. Sua principal função é deixar a urina menos ácida. Quando a urina fica muito ácida, acaba formando minúsculos cristais. Esses cristais podem se agrupar com o tempo e assim, produzir as pedras, que ficam instaladas nos rins ou em qualquer lugar do sistema urinário.
Sendo assim, o citrato de potássio previne a formação das pedras nos rins e também é capaz de dissolver cálculos, principalmente aqueles formados por ácido úrico.
Litocit deve ser ingerido com um copo de água, durante as refeições ou até 30 minutos após comer. A dose inicial é de 1 comprimido de 1620mg ou 1080mg, 2 vezes ao dia, ou 2 comprimidos de 540mg, 3 vezes ao dia.
A dosagem de Litocit pode ser ajustada conforme os resultados dos exames de monitoramento e por isso, é possível encontrar as seguintes opções nas farmácias:
Vale destacar que, durante o tratamento, a pessoa deve ingerir mais água do que o habitual, para diluir a urina e promover uma diurese mais intensa a fim de reduzir as substâncias que podem contribuir para a formação de cristais. Além de também diminuir a quantidade de sal e preferir alimentos com baixo teor de potássio.
Se esquecer de alguma dose de Litocit, tome assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário da dose seguinte, pule a dose esquecida. Nunca tome mais de uma dose no mesmo horário.
Para evitar esquecimentos, que podem comprometer o sucesso do tratamento, tome as doses certas sempre no mesmo horário. Caso necessário, programe seu despertador para lembrar de ingerir o medicamento.
Se tomar uma dose de Litocit maior do que a recomendada pelo médico, procure pelo pronto-socorro mais próximo. Isso porque os sintomas de uma superdose podem variar de uma simples fraqueza até uma paralisia muscular e parada cardíaca.
Litocit não é indicado para idosos, crianças e menores de 18 anos, assim como para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois não há estudos suficientes para esses públicos.
Algumas condições também podem impedir o uso de Litocit, tais como:
Litocit pode causar alguns efeitos secundários, como qualquer medicamento. Os mais comuns são:
Esses efeitos secundários podem ser amenizados tomando os comprimidos junto às refeições. Entretanto, se os efeitos persistirem ou se ficarem insuportáveis, avise o médico quanto antes.
Litocit pode interagir com outras substâncias; por isso, é importante ter uma lista com todos os medicamentos que toma, inclusive vitaminas, suplementos e medicamentos à base de plantas. Essa lista deve ser passada para qualquer médico que você vá e para os profissionais de saúde que auxiliam nos seus cuidados de saúde.
As principais interações medicamentosas de Litocit são:
Não existe um prazo certo para o tratamento com Litocit, mas recomenda-se que a cada 4 meses sejam feitos novos exames de sangue e urina, para monitorar a quantidade de citrino no corpo. Apenas o médico que prescreveu pode dar uma previsão exata.
Não há um medicamento genérico para o Litocit. O seu princípio ativo pode ser manipulado, mas somente com a prescrição do seu médico. O Litocit possui diferentes opções de dosagens exatamente para atender a todos os casos e ajustes.
Geralmente as doses de Litocit são divididas em 2 ou 3 vezes ao dia, por isso não há um horário específico recomendado. A única recomendação é que os comprimidos sejam ingeridos com o auxílio de água e sempre durante a refeição, para diminuir as chances de efeitos colaterais.
Ficou com alguma dúvida sobre Lifocit? Consulte a bula atualizada, que a PanVel disponibiliza para você aprofundar seus conhecimentos.
E agora que você já conhece bem como o Lifocit funciona no organismo, que tal conhecer outros medicamentos comuns para doenças tratadas pela Nefrologia? A PanVel tem as melhores marcas, os melhores descontos e ainda entrega rapidinho no conforto do seu lar. Venha comprovar!