Glifage é um medicamento prescrito para ajudar no tratamento de pessoas diagnosticadas com diabete. O cloridrato de metformina, o princípio ativo que compõe este medicamento, ajuda a normalizar o nível de açúcar no sangue e por este motivo é bastante procurado nas farmácias de todo o Brasil.
Quer saber mais e entender melhor o que está na bula de Glifage? Então fique aqui e leia este post até o final!
Glifage serve para ajudar no tratamento de quem tem diabete e Síndrome dos Ovários Policísticos, conhecido também pela sigla SOP. Ele pode ser usado de forma isolada ou com outros medicamentos, visando controlar a glicemia (açúcar no sangue), prevenir a diabete em pessoas que tenham o risco de desenvolvê-la ou, ajudar na perda de peso e na regulação hormonal.
Glifage pode ser usado por adultos com diabete do tipo 2, com uma dieta alimentar específica e atividades físicas para controlar a doença. Pessoas com diabete do tipo 1 também podem tomar, desde que sejam resistentes às injeções de insulina.
Este medicamento é indicado também como uma forma de prevenir a diabete. Pessoas com sobrepeso, pré-diabete, com idade acima de 40 anos, pressão ou com histórico familiar de diabete, podem desenvolver a doença. O Glifage pode ser usado inclusive nesses casos, quando as mudanças de hábito não são efetivas para reduzir o nível de açúcar no sangue.
Mulheres diagnosticadas com SOP devem tomar Glifage para fazer a regulação hormonal do corpo. Assim, conseguem regular o ciclo menstrual, reduzir a acne e o nascimento de pelos em locais incomuns e ainda melhorar a fertilidade, afetada pela doença.
Glifage não pode ser usado por pessoas que já tiveram qualquer reação à metformina ou a qualquer substância que componha o comprimido, tais como estearato de magnésio, carmelose sódica ou hipromelose.
Algumas condições de saúde também podem impedir o uso de Glifage:
Glifage deve ser ingerido junto às refeições, de preferência no jantar. O comprimido é de liberação prolongada, ou seja, vai despejando o princípio ativo pouco a pouco no organismo. Por este motivo, deve-se tomar o comprimido todo, sem mastigar ou partir ao meio.
Para a maioria dos tratamentos, a dose inicial é de 1 comprimido de Glifage XR 500mg por dia. Após duas semanas, em média, o médico deverá avaliar o controle glicêmico e poderá aumentar gradualmente até a dose máxima de 2.550mg. Neste caso, a pessoa poderá contar com outras dosagens disponíveis nas farmácias, tais como:
Se esquecer de tomar uma dose de Glifage, tome assim que se lembrar. Caso esteja próximo à dose seguinte, pule a dose esquecida. Nunca dobre ou tome doses maiores do que o recomendado.
Caso tome uma dose maior de Glifage e sinta os sintomas abaixo, procure imediatamente por atendimento médico:
Os efeitos colaterais de Glifage são mais comuns no início do tratamento, mas ao longo do uso deixam de existir. Os efeitos mais comuns são:
O Glifage age de diferentes formas no organismo para reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Ela inibe a produção excessiva de glicose pelo fígado e faz com que mais glicose entrem nas células, contribuindo para a redução glicêmica.
Este medicamento também atua no intestino, causando um retardo na absorção de glicose. Dessa forma a liberação de açúcar na corrente sanguínea fica mais lenta e controlada.
Glifage pode emagrecer cerca de 3kg a 7kg em média, ao longo de vários meses de uso. O emagrecimento pode acontecer devido à perda de apetite, um dos seus efeitos colaterais, mas também pelo aumento do metabolismo. Quando o tratamento é feito com a realização constante de atividades físicas, provoca uma queima maior de gorduras.
O Glifage pode causar diarreia em algumas pessoas por alterar a flora e aumentar a movimentação intestinal. Assim, as fezes se movimentam mais rápido por todo intestino, tendo menos tempo de formação do bolo fecal, o que as deixa mais líquidas e aumenta a quantidade de idas ao banheiro.
Sim, é possível tomar Glifage e insulina em alguns casos para melhorar o controle do açúcar no sangue e reduzir as chances de complicação da diabete. A insulina leva a glicose para dentro das células e o Glifage melhora o aproveitamento dessa glicose pelas células.
Porém, somente o médico pode avaliar qual é o melhor tratamento para cada caso. Não deixe de ir às consultas médicas, meça sua glicemia com frequência e faça tudo conforme a prescrição. Existem muitos medicamentos antidiabéticos atualmente e a Panvel conta com as melhores opções para ajudar você e seu médico a cuidar melhor da sua saúde!