O Allegra alivia os sintomas da rinite alérgica e da urticária. Este medicamento pode ser encontrado em comprimidos ou em solução oral, ajudando no tratamento de adultos e crianças.
Seu médico prescreveu Allegra e você não sabe por onde começar? Então leia o post que a Panvel preparou e saiba como este medicamento pode ajudar na sua saúde e no seu bem-estar. Vamos lá?
Allegra serve para amenizar sintomas comuns de alergias, tais como nariz escorrendo (coriza), espirros, coceiras ou vermelhidão no rosto, que acompanham a rinite alérgica ou a urticária.
Tanto a rinite alérgica quanto a urticária são reações causadas pelo nosso organismo, em resposta a substâncias presentes no ar, nas superfícies que encostamos, no alimento que comemos ou até nas picadas de insetos. De acordo com essa substância, chamadas de alérgenos, o corpo pode produzir diferentes tipos de reações, que podem causar incômodos e atrapalhar o seu dia a dia.
Quando o nosso corpo identifica uma substância estranha (alérgeno), libera uma substância chamada histamina, como uma forma de defesa. Esta substância causa algumas reações, indicando que algo no corpo não é bem vindo (processo alérgico). Quando essas reações se tornam exageradas, percebemos os sintomas comuns dos quadros de alergia.
O Allegra é formado por um princípio ativo, chamado cloridrato de fexofenadina, capaz de bloquear a ação da histamina e por isso, consegue aliviar os sintomas e tratar as reações alérgicas. Seu efeito começa entre 1 e 3 horas após a ingestão da primeira dose, variando conforme a intensidade dos sintomas e o tipo de Allegra.
Existem três tipos de Allegra disponíveis nas farmácias: suspensão oral, comprimidos e comprimidos de liberação prolongada. Cada forma de apresentação foi pensada pelo fabricante, Sanofi, para atender públicos e ocasiões diversas.
O Allegra pediátrico é uma solução oral, que se parece com um xarope, indicado para crianças acima de 6 meses. Está disponível em frascos de 60ml ou 150ml.
Quem tem criança sabe o quanto é difícil dar remédio para elas. Para ajudar, o Allegra infantil tem gostinho de framboesa e pode vir acompanhado de uma seringa ou copo dosador.
O Allegra em comprimidos é produzido para atender o público adulto e adolescente, com mais de 12 anos. A opção mais requisitada nas farmácias é o Allegra 60 mg com 10 comprimidos, mas é possível encontrar também nas dosagens de 120mg e 180mg, em caixinhas com 10 ou 20 unidades.
O Allegra D é indicado para o alívio temporário do entupimento do nariz (congestão nasal) de resfriados, além de aliviar todos os outros sintomas da rinite e urticária. Isso só acontece, porque esta versão é uma associação do cloridrato de fexofenadina com o cloridrato de pseudoefedrina.
Os comprimidos do Allegra D liberam, pouco a pouco, os princípios ativos no organismo e por isso são chamados de comprimidos de liberação prolongada. Estão disponíveis em caixinhas com 10 unidades.
O genérico do Allegra recebe o mesmo nome do princípio ativo, o cloridrato de fexofenadina. Além do nome, a tarja amarela e a letra “G”, sinalizam facilmente a embalagem do genérico de Allegra, como no Cloridrato Fexofenadina 120mg com 10 comprimidos disponível na PanVel.
O Allegra é administrado de formas diferentes, conforme o tipo de apresentação. Para crianças de 6 meses a 2 anos (pesando até 10,5kg), a dose recomendada é de 2,5ml do Allegra pediátrico, 2 vezes ao dia, a cada 12 horas. Crianças de 2 a 11 anos (que pesam mais de 10,5kg), a dose é de 5ml, 2 vezes ao dia também. Para administrar a dose correta, é importante usar a seringa ou o copo dosador que vem junto na embalagem. E antes disso, nunca se esqueça de chacoalhar o frasco para diluir o medicamento e oferecer a quantidade adequada de medicamento.
Adultos e adolescentes com mais de 12 anos devem tratar os sintomas da rinite alérgica começando com 1 comprimido Allegra de 60 mg, 2 vezes ao dia. Caso os sintomas permaneçam, o médico pode aumentar a dose para 1 comprimido de 120mg ou 180mg, 1 vez ao dia. Para tratar urticária, adultos e adolescentes com mais de 12 anos, devem tomar a dose máxima de 1 comprimido de 180mg, 1 vez ao dia até que os sintomas desapareçam.
O Allegra D, também indicado para adultos e adolescentes maiores de 12 anos, deve ser ingerido com o auxílio de um copo de água, sem alimentos. A dose recomendada é de 1 comprimido, 2 vezes ao dia.
Os efeitos colaterais mais comuns de Allegra são:
O Allegra não dá sono, porém em doses maiores do que as recomendadas, pode causar sonolência e interferir na sua capacidade de prestar atenção.
Allegra não deve ser usado por mulheres grávidas, que estejam amamentando ou pessoas que já tenham apresentado alergia a cloridrato de fexofenadina, ou a qualquer um dos componentes que formam os comprimidos ou a solução oral. Diabéticos não devem usar Allegra pediátrico, pois em sua formulação há açúcar.
Pessoas que tenham alergia à pseudoefedrina, hipertensão ou qualquer doença cardíaca, glaucoma, retenção urinária ou que façam tratamento com inibidores da monoaminoxidase não devem usar Allegra D, mas podem usar as outras opções do medicamento.
Agora que sabe tudo sobre Allegra, pode começar seu tratamento com segurança. Adquira já o seu na sessão de antialérgicos da PanVel e receba no conforto do seu lar, com comodidade e agilidade.