A biotina, ou também conhecida como vitamina B7 ou H, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Podendo ser produzida pelas bactérias intestinais e obtida por meio de alimentos, ela passa pelas células do intestino que são armazenadas em diversas regiões do organismo, sobretudo no fígado.
Por estar associada à produção de glicogênio, aminoácidos, ácidos nucleicos, células sanguíneas e proteínas, essa vitamina também é essencial para preservar a saúde do sistema nervoso, controlar os níveis de colesterol, bem como manter o bom funcionamento das células e da produção de proteínas.
Além de ser produzida naturalmente pelo organismo, por meio da flora intestinal, existem alimentos que são ótimas fontes de biotina e podem ser encontrados facilmente. Entre os principais alimentos estão:
A biotina também pode ser encontrada em forma de suplemento, geralmente vendido em farmácias. Neste caso, no entanto, sua utilização só deve ser feita mediante recomendação e orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista ou um médico nutrólogo, considerando que a indicação suplementar ocorre quando o paciente apresenta deficiência deste nutriente.
Antes de saber como a biotina deve ser utilizada, cabe ressaltar que esta vitamina não é indicada para pessoas com hipersensibilidade a componentes presentes em sua formulação. Para gestantes ou lactantes, o uso só deve ser indicado por um médico.
Considerando que a suplementação de biotina depende da causa apresentada pelo paciente, não há uma indicação específica para a administração da vitamina. Porém, independente do caso, o mais indicado é buscar um profissional de saúde para obter uma avaliação e indicação adequadas, visto que cada paciente recebe uma dose de acordo com o seu organismo.
Fonte: Infohealth