A prática esportiva regular, aliada a uma boa alimentação, traz inúmeros benefícios à saúde. Contribui na diminuição dos riscos para doenças como hipertensão arterial, colesterol, doenças cardiovasculares, obesidade, além de aumentar a massa muscular, a resistência física, diminuir o estresse e na regulação do sono.
Incentivar a prática de esportes contribui para o desenvolvimento de uma vida mais ativa e saudável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de cinco milhões de mortes ao ano poderiam ser evitadas se a população mundial fosse mais ativa.
Seguindo as recomendações da OMS, uma pessoa adulta deve realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, incluindo aquelas com doenças crônicas ou incapacidade, e de 75 a 150 minutos por semana para atividades físicas de nível intenso. Para as crianças e os adolescentes, a indicação média é de 60 minutos por dia.
No entanto, sabemos que nem sempre é fácil iniciar algum esporte ou exercício físico. Mas existem diversas possibilidades de escolha, como: ciclismo, corrida, futebol, voleibol, basquetebol, futsal, natação, musculação, judô, entre outros; que você deve estar se perguntando, como saber qual é o esporte ideal para mim?
Os testes genéticos são uma opção que veio para ajudar também na prática esportiva. Com o DNHygia Treino, um teste genético que avalia 43 variantes genéticas de 34 genes, dados como capacidade aeróbica, construção de massa muscular, propensão a lesões e muitas outras informações sobre o seu perfil genético são revelados. Desse modo, é possível traçar um programa de treinamento e nutrição para melhorar o desempenho atlético, se adequando às necessidades do seu organismo e de acordo com o seu perfil genético.
Potência: seu potencial genético para exercer força substancial em um curto período de tempo e melhorar seu desempenho em treinos de potência.
Resistência: se você é naturalmente apto para repetir uma atividade por um longo período de tempo sem sofrer com a fadiga.
Potência e resistência: seu desempenho muscular e em exercícios de potência.
Capacidade aeróbica: sua habilidade de realizar exercícios dinâmicos e de intensidade moderada.
Construção de massa: descubra quão fácil é para você ganhar força muscular após treinos de potência.
Propensão à lesão: se você tem predisposição para uma maior incidência de lesões em tendões.
Necessidade de recuperação: saiba aproximadamente o tempo necessário para seus músculos se regenerarem após os exercícios.
Necessidade de recuperação de energia: suas necessidades nutricionais e o equilíbrio entre os treinos e o consumo adequado de antioxidantes ou ácidos graxos ômega-3.
Fonte: Infohealth