Os cuidados com a casa no verão devem ser redobrados, visto que nessa época do ano tem grande quantidade de chuva, o tempo fica mais abafado e a casa fica, por muitas vezes, horas fechadas, seja por conta da chuva ou porque as pessoas aproveitam as horas de sol para atividades ao ar livre.
Mas a verdade é que a combinação desses fatores faz com que fungos e bactérias se reproduzam de maneira acelerada. Assim como o surgimento de bolor e mofo também aumentam nessa época.
Mas não se preocupe, é totalmente viável se prevenir desses possíveis estragos, assim como também é possível se livrar do mofo e seu cheiro já existente em casa e a Panvel pode te ajudar com isso! Quer saber como? Então continue lendo esse artigo e confira nossas dicas!
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2019 as doenças respiratórias foram a maior causa de internações hospitalares, sendo em média mais de 500 mil internações.
O mofo, ou bolor, além de deixar mau cheiro e estragar a aparência do lugar, ainda pode ser prejudicial à saúde. Ao inalar esse fungo, partículas entram em contato com as vias respiratórias, podendo causar inflamações, o que, consequentemente, causa bronquite e asma, por exemplo.
Esses fungos também podem desencadear em asma e rinite alérgica, principalmente em pessoas que já tem predisposição a essas doenças. Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas de como cuidar da casa no verão, de forma que o lar fique livre de mofo. Confira!
Ter uma cama posta com colcha, travesseiros e mantas combinando, parecendo algo que saiu de uma capa de revista de decoração é sempre bacana, mas saiba que é necessário deixar o colchão “respirar”, sendo assim, é bom deixar o colchão um tempo sem os lençóis e outros acessórios de cama.
Trocar e lavar regularmente o jogo de cama também é uma ótima maneira de evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Os tapetes, apesar de bonitos, são ótimos para acumular sujeira e bactérias, principalmente ao pisar com o sapato que veio da rua. Por isso, é de extrema importância a higienização constante deste item.
O sofá é um dos móveis de casa mais complicados de fazer a limpeza correta, no entanto existem profissionais que realizam esse tipo de serviço da maneira adequada. Escovar o sofá, deixá-lo em local ventilado e que bata sol também são boas formas de prevenir os fungos.
Outra saída para manter camas, tapetes, sofás, lençóis, entre outros móveis e acessórios de casa feitos de tecido sempre com cheiro bom, é usando a água perfumada para tecidos da linha Casa da Panvel.
Sem dúvidas deixar a casa ventilada é o ponto inicial para evitar o surgimento de mofo, fungos e bactérias na residência. O ideal é abrir todas as janelas da casa no período da manhã, enquanto o ar é menos poluído, e deixar o ar circular pela casa toda.
Durante o verão, a umidade do ar chega a porcentagens muito altas, o que consequentemente contribui para o aumento de ácaros.
A higienização desses dois cômodos deve ser feita constantemente, independente da estação do ano. A cozinha é onde preparamos todos nossos alimentos, contudo, é um dos cômodos que mais atraem insetos, justamente pelo cheiro de comida.
Há também os resquícios de óleo de fritura e frutas que no verão podem estragar mais rápido. Atraindo então mais insetos que podem trazer riscos à saúde.
Banheiros já são locais que acumulam bactérias por si só, assim como também é um local de muita umidade. O melhor jeito de evitar o aparecimento de mofo nesse local é deixando-o ventilado e usando água sanitária na limpeza.
O cheiro da água sanitária tende a ser extremamente forte, o que pode incomodar algumas pessoas. Uma boa tática para minimizar o cheiro, é deixando difusor de ambiente nos cômodos em que o produto foi usado.
Como falado anteriormente, as melhores formas de se livrar do mofo em casa no verão é deixando a ventilação natural circular por todo ambiente e fazendo a higienização correta de cada móvel e cômodo.
Porém, também existem algumas receitas caseiras que prometem ajudar na prevenção e eliminação do mofo. Confira nos tópicos a seguir!
Fazer a limpeza do guarda roupas de modo que evite o surgimento de mofo pode ser considerado um dos processos mais demorados, porém não tão complexo. O fato é que para uma boa higienização é necessário retirar todas as roupas e acessórios de dentro do armário.
A dica é usar o tempo em que está limpando a parte interna do guarda roupas para lavar todas as roupas e limpar os acessórios.
Para a limpeza interna, é recomendado usar uma solução de duas colheres de bicarbonato de sódio para cada 200 ml de vinagre branco. A aplicação deve ser feita com um pano embebido nessa solução. Deixe agir por 24 horas antes de colocar as roupas de volta.
Para remover o mofo das paredes existem duas soluções. A primeira é feita de 200 ml de água sanitária, 3 colheres de bicarbonato de sódio e 2 copos de água. Já a segunda é um pouco mais simples, composta por água, um copo de água sanitária e um copo de vinagre.
Seja qual for a solução utilizada, deve-se aplicar diretamente no mofo da parede, deixar agir por três minutos e depois limpar o local com uma esponja.
Além dos produtos já citados neste artigo, a linha Casa da Panvel conta com home spray, difusores e água perfumada para tecidos nos aromas jasmim e verbena. Tudo para deixar seu lar ainda mais aconchegante. Confira abaixo os produtos:
Gostou das dicas? Tem alguma receita caseira que funciona e queira compartilhar? Então deixe seu comentário nos contando!