Metronidazol é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias e protozoários, tais como a giardíase, tricomoníase e amebíase.
Por aqui, você encontrará as informações mais importantes para iniciar seu tratamento com metronidazol. Leia este artigo até o final e fique por dentro de tudo!
O metronidazol serve para tratar uma variedade de infecções e, aqui, estão algumas das principais condições:
O metronidazol pode ser encontrado em comprimido nas versões Metronidazol 250mg com 20 comprimidos e Metronidazol 400mg com 24 comprimidos. O excipiente dos comprimidos pode conter: fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, amido de milho, estearato de magnésio, povidona K30, hipromelose, macrogol 20.000 e sorbitol.
O metronidazol pode ser prescrito também para uso vaginal em gel, como Metronidazol 100mg/g geleia com 50g. O excipiente é composto por: fosfato de sódio monobásico anidro, metilparabeno, propilparabeno, carmelose sódica e água purificada.
O metronidazol é absorvido pelas células dos micro-organismos, causando a morte deles. Sua ação começa após 1 hora após a ingestão do comprimido, e de 8 a 12 horas após a aplicação do gel.
O metronidazol não é recomendado para pessoas que tenham alergia a qualquer componente do medicamento, assim como derivados de medicamentos imidazólicos (usados para tratamentos antifúngicos).
Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com doenças neurológicas ou síndrome de Crockaine não devem tomar metronidazol sem uma avaliação médica prévia.
Tomar 2g de metronidazol, em dose única, ou 250mg, 2 vezes ao dia, por 10 dias. Em alguns casos, é prescrito um comprimido de 400 mg, 2 vezes ao dia, por 7 dias.
Parceiros sexuais devem fazer o tratamento com metronidazol, sendo apenas uma dose única de 2g.
Tomar 2g de metronidazol, em dose única, no primeiro e terceiro dia de tratamento, ou 400mg, 2 vezes ao dia, por 7 dias.
Parceiros sexuais devem fazer o tratamento com metronidazol também, em dose única de 2g.
Tomar um comprimido de 250mg de metronidazol 3 vezes ao dia, durante 5 dias.
No caso de amebíase intestinal, o recomendado é 500mg de metronidazol, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias.
Para tratar amebíase hepática, o ideal são doses de 500mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.
Em adultos ou crianças maiores de 12 anos, recomenda-se um comprimido de 400mg de metronidazol, 3 vezes ao dia, durante 7 dias ou mais, de acordo com a dosagem recomendada pelo médico. É importante tomar os comprimidos sempre após as refeições.
O metronidazol em gel é indicado para o tratamento de tricomoníase. Deve-se fazer 1 aplicação vaginal à noite, ao deitar-se para dormir, durante 10 a 20 dias.
Se tomar uma dose maior de metronidazol do que aquela prescrita na receita médica, comunique ao seu médico ou busque por um serviço de pronto-atendimento. A superdose de metronidazol pode causar vômito, falta de coordenação dos movimentos (ataxia) e uma leve desorientação.
Se esquecer de tomar uma dose de metronidazol, tome-a assim que se lembrar. Porém, se estiver próximo do horário da dose seguinte, aguarde e tome somente esta dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
O metronidazol pode deixar a urina mais escura do que o comum.
O metronidazol em comprimido deve ser ingerido sem mastigar, junto com um copo cheio de água.
Caso sinta tontura, confusão, alucinação ou convulsão durante o uso de metronidazol, não deve-se dirigir veículos ou operar grandes máquinas.
Tanto os comprimidos quanto o gel de metronidazol devem ser mantidos na embalagem original e conservados à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Devem ser guardados em um local seco e escuro.
Os efeitos colaterais mais comuns do metronidazol são:
O metronidazol pode interagir com diversas substâncias, além de medicamentos. Por isso, informe ao médico sobre tudo que está tomando, inclusive medicamentos à base de plantas e suplementos nutricionais.
As principais interações medicamentosas de metronidazol são:
Não. Para uso tópico, o metronidazol está disponível em gel vaginal.
Metronidazol é um antibiótico eficaz para tratar infecções causadas por protozoários e não infecções fúngicas, como a candidíase. O metronidazol pode ainda alterar o equilíbrio da flora vaginal, levando ao crescimento de fungos na região, desencadeando um agravamento da candidíase.
Quando o metronidazol é usado para tratar tricomoníase, vaginite ou uretrite infecciosa, o parceiro ou a parceira sexual deve fazer o tratamento também, para evitar novas infecções quando o casal voltar a se relacionar sexualmente.
O metronidazol começa a fazer efeito em 1 ou 2 dias após o início do tratamento de tricomoníase, vaginite ou uretrite. Nos tratamentos de giardíase, amebíase ou em infecções por bactérias anaeróbias, os sintomas começam a melhorar dentro de 2 ou 3 dias.
Não é proibido ter relações sexuais durante o tratamento com metronidazol, mas a penetração pode ser desconfortável para mulheres com tricomoníase, vaginite ou uretrite, que ainda estão sofrendo com os sintomas.
O metronidazol é um antibiótico e necessita de receita médica. Ao notar os primeiros sintomas, vá ao médico e faça o acompanhamento. Não deixe este medicamento ao alcance de crianças e animais de estimação.
Agora que você conheceu mais sobre metronidazol, confira mais medicamentos antiparasitários disponíveis na PanVel e adquira o seu! Na PanVel você encontra os melhores descontos e entrega rápida sempre que precisar.