Nistatina é um medicamento que combate os fungos, que causam doenças como a candidíase ou o “sapinho”. Este medicamento está disponível em fórmulas, onde ele atua sozinho ou em associações com outras substâncias. Você pode encontrar nistatina em pomadas, cremes e até suspensão oral, como veremos melhor até o final deste post.
A nistatina serve para tratar infecções causadas por fungos, principalmente aqueles que pertencem ao gênero Candida. Suas principais indicações são:
A nistatina pode ser encontrada em farmácias de todo o Brasil, em medicamentos onde ela age sozinha, como a Nistatina creme vaginal 25000ui/g em bisnaga de 60g ou então a Nistatina líquida (suspensão oral) 100000ui/ml em frasco de 50ml.
Conforme o tratamento indicado pelo médico, você pode precisar da nistatina associada a outras substâncias, tal como a Nistatina e Óxido de zinco pomada em bisnaga de 60g. Além desta associação, a nistatina pode atuar com metronidazol, cloreto de benzalcônio, entre outros, dependendo da doença tratada e do local onde será tratado, como veremos a seguir.
O uso de nistatina pode variar conforme a indicação e a forma farmacêutica, que pode ser creme, solução oral ou pomada.
A nistatina em creme vem geralmente acompanhada de aplicadores intravaginais, ou seja, são dispositivos que facilitam a chegada do creme na região a ser tratada (dentro da vagina, próximo ao colo do útero). Essa forma farmacêutica é prescrita para tratar candidíase vaginal.
Para usar, basta pegar um aplicador e preenchê-lo totalmente com creme de nistatina. Depois, deite-se e insira o aplicador na abertura da vagina até o limite, onde você não sinta incômodo. Pressione o êmbolo do aplicador até o final e permaneça por mais alguns minutos deitada. Essa aplicação deve ser diária, por 14 dias consecutivos.
Após a aplicação descarte o aplicador usado e não o reaproveite para mais nada. Caso haja alguma dúvida quanto à aplicação, a bula de Nistatina Creme traz ilustrações e o passo a passo de como usar.
Chacoalhe o frasco, antes de usar nistatina líquida. Coloque uma quantidade razoável do medicamento na boca e bocheche pelo maior tempo que conseguir. Depois disso, pode engolir. Em bebês ou crianças pequenas, passe metade da dose prescrita, em cada lado da bochecha.
Faça este mesmo procedimento 4 vezes ao dia, por 14 dias ou conforme prescrição médica. Antes de usar a solução oral de nistatina, escove os dentes e faça a higienização da boca.
Esta forma farmacêutica é geralmente indicada para o tratamento de candidíase oral ou no sistema digestivo, como na esofagite por Candida, desencadeada pelo uso de antibióticos, radioterapia ou drogas imunodepressoras.
Esta associação, de nistatina e óxido de zinco, em pomada é muito utilizada para prevenir ou tratar assaduras. Para usá-la, é necessário limpar a pele da região a ser tratada com água morna e sabão neutro, e depois secá-la muito bem. Aplique uma boa camada sobre a pele e deixe por alguns momentos sem nada que cause atrito ou abafe a região. Se não for possível, use roupas leves e soltas por cima.
Nistatina não pode ser usada por pessoas que já tiveram algum tipo de reação alérgica a qualquer componente da fórmula.
A solução oral de nistatina contém os seguintes excipientes:
Já os excipientes do creme contêm:
Caso esteja grávida ou amamentando, informe o médico imediatamente. O uso de nistatina deverá ser reavaliado e somente o médico poderá dizer se é seguro para você e o bebê continuar com o tratamento.
A nistatina creme não deve ser ingerida e a nistatina líquida não pode ser inserida na vagina, em outras mucosas ou na pele. O uso incorreto de cada forma farmacêutica pode causar reações indesejadas no seu corpo.
Evite relações sexuais durante o tratamento com nistatina creme, pois o látex da camisinha pode ser danificado ao entrar em contato com o creme.
Antes e após aplicar a nistatina creme, lave bem as mãos para evitar a contaminação em outros locais e de outras pessoas. Toalhas, roupas de cama e roupas íntimas devem ser mudadas diariamente e lavadas antes de usá-las novamente. Durante o tratamento e enquanto a candidíase persistir, existe a possibilidade de infectar outras pessoas.
A nistatina é geralmente bem tolerada, porém como qualquer medicamento, pode causar efeitos colaterais. A nistatina creme pode causar a sensação de queimação ou coceira em pessoas mais sensíveis. Já os efeitos colaterais mais comuns da nistatina líquida são:
Nistatina é um antibiótico antifúngico, que atua contra os fungos somente. Embora a nistatina seja considerada um antibiótico, ela não tem ação contra doenças causadas por bactérias ou vírus.
Não é recomendado, pois a relação sexual pode atrapalhar a absorção do creme. Além disso, a penetração pode machucar a região vaginal que deverá estar mais sensibilizada devido à candidíase.
A nistatina começa a fazer efeito dentro das primeiras 24 horas após o uso. Mas isso pode variar caso a caso. Quanto melhor estiver o sistema de defesa (imunológico) da pessoa, mais rápido o medicamento faz efeito.
Agora que já conhece como a nistatina acaba com a candidíase, que tal conhecer outras opções dela em cremes para assadura? Além de conhecimento, a Panvel leva variedade e preços bons, até você!