Sabe aquele amigo que costuma entrar madrugada adentro para concluir uma tarefa, ver filmes ou apenas navegar no computador - e ainda assim, na manhã seguinte, está disposto e atento ao trabalho? Enquanto você, se passar do horário de ir pra cama, afeta todo o rendimento do próximo dia. Quem nunca se perguntou sobre o porquê desta diferença?
A resposta pode ser explicada pelo ciclo circadiano. Também conhecido como ritmo circadiano, ele é o mecanismo por meio do qual o nosso organismo se regula entre a noite e o dia. É ele que comanda processos biológicos vitais como acordar, sentir fome, sono e disposição para realizar as atividades do dia a dia.
Esses processos naturais respondem, principalmente, à luz e à escuridão, e afetam não apenas os humanos como a maior parte dos seres vivos. O exemplo mais comum do ritmo circadiano relacionado à luz é dormir à noite e ficar acordado de dia.
O nutricionista Lázaro Medeiros, mestre em bioquímica e biologia molecular e diretor científico da DNHygia, explica que o corpo humano tem dois relógios centrais:
"Não é tão fácil regular dois relógios que tendem a trabalhar ao mesmo tempo. Mas se eles não estiverem trabalhando juntos, pode haver uma desregulação do organismo", Quando desajustamos o ciclo circadiano, bagunçamos nosso corpo: ficamos sem saber a hora de dormir, de comer...", explica Lázaro.
Ter consciência sobre qual período do dia nosso organismo está mais desperto é fundamental para a boa realização das atividades diárias. E o momento no qual estamos mais dispostos é determinado pelo equilíbrio entre a produção do hormônio que induz ao sono, a melatonina e o hormônio cortisol, que é produzido a partir do estímulo à luz. O equilíbrio na produção desses hormônios colabora para o momento no qual estaremos mais atentos e, por isso, mais produtivos. A cronobiologia, área da ciência que estuda os ciclos circadianos, aponta que os seres humanos se dividem entre três cronotipos:
Por isso, se você, por exemplo, é uma pessoa do grupo matutino e tem uma tarefa importante a realizar, a melhor alternativa é levantar cedo para dar conta dela, e não tentar ficar acordado até tarde para fazê-la.
Para muitas pessoas, apenas esta definição não será suficiente para que eles consigam entender a qual grupo pertencem. Por isso, testes genéticos como o teste nutricional da Hygia, disponível na Panvel, ajudam não apenas a identificar o seu grupo, mas a adotar estratégias para melhorar o desempenho do seu corpo.
"O teste vai dizer o quanto a gente pode investir para melhorar o seu ritmo de vida: se você precisa dormir mais para ter mais saúde, é normal que a gente traga você para um momento mais diurno. Orientar esse ajuste dos relógios", afirma Lázaro.
A prova permite detectar, por exemplo, pessoas que nascem com polimorfismos genéticos que promovem alteração natural no ritmo circadiano. "Esse grupo, quando exposto a um estilo de vida que não favorece o seu ciclo circadiano, vai sentir efeitos mais nocivos. Estão mais suscetíveis a sentir no corpo como as escolhas erradas desregulam o ritmo circadiano", diz Lázaro.
O ciclo circadiano desregulado pode apresentar sintomas como:
"Saber se temos alterações genéticas que nos deixam mais expostos à alterações do nosso ritmo de vida nos ajuda a definir as escolhas que mais nos beneficiam. O paciente que tem uma alteração no gene CLOCK, por exemplo, deve reduzir a gordura animal como um ganho para a melhor sinalização de insulina, um hormônio importante para nossa glicemia. Este paciente vai se beneficiar de um padrão alimentar hipo energético (uma dieta com base em carboidratos complexos, fibras e proteínas).", explica Lázaro.
Por isso, se você tem sentido pouca disposição, considere fazer o teste genético que pode apontar como está o seu ciclo circadiano. Ele é um recurso para orientar e ajustar seus relógios internos. O resultado pode indicar onde você deve investir para alterar o seu ritmo de vida: se precisa dormir mais para ter mais saúde ou se precisa concentrar as principais atividades do dia em um turno específico.
E aí gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que mais pessoas fiquem informadas!
[…] baixa luminosidade, induzindo ao sono. Esse hormônio tem como principal função manter regulado o ciclo circadiano, também chamado de relógio biológico ou ciclo vigília-sono, que é um mecanismo que ajuda o […]
Excelentes esclarecimentos, para que assim, possamos estar atentos,e buscarmos mais saúde e melhor rendimento do nosso corpo, com equilibrio.
Obrigada, equipe Panvel, sempre trazendo conhecimento com rrsponsabilidade.
Olá, Maria Lima, ficamos felizes que você tenha gostado do nosso conteúdo. Fique de olho em nosso blog (https://www.panvel.com/blog/) que ainda terão muitos outros conteúdos informativos. Já conhece nosso site panvel? Acesse e fique por dentro de todas ofertas que temos: https://www.panvel.com/. 💙