O Brasil é famoso mundialmente pela depilação íntima com cera, que tira todos os pelos ou deixa algum tipo de desenho. Este tipo de depilação feminina é conhecido como brazilian wax em inglês e se popularizou no mundo inteiro.
De acordo com uma reportagem de 2017 BBC, a modalidade foi popularizada pelas sete irmãs capixabas conhecidas como J Sisters, que abriram seu primeiro salão de beleza em Manhattan em 1987.
Naquela época, era comum que celebridades e modelos de revistas como Playboy e Penthouse aparecessem quase totalmente depiladas, o que colaborou para o sucesso do serviço das irmãs.
Além da cera, porém, existem outros métodos de depilação feminina. Conheça a seguir cada um e teste para ver qual traz os melhores resultados para você.
A cera arranca o pelo pela raiz, o que faz com que o crescimento retarde por duas ou três semanas. É um método popular e pode ser aplicado em casa ou por um profissional.
A principal diferença entre a cera fria ou quente é que, quando é usada a quente, os poros são dilatados, de modo que o pelo saia com maior facilidade.
A tradicional depilação com lâmina é rápida e pode servir até para um momento emergencial, quando você não teve tempo de fazer a sua depilação de rotina.
O ideal é utilizar lâminas novas e depilar com água morna e sabão. Após a depilação, é recomendável utilizar um bom hidratante.
O laser queima a raiz do pelo. Então, se você fizer o tratamento completo, praticamente não terá mais pelos, pois o bulbo capilar é atingido e a raiz é cauterizada. Como o laser age nos pelos em crescimento, são necessárias até dez sessões para que seja eliminado de vez.
Esse tipo de depilação é mais usado na virilha, pernas, axilas e buço, mas é possível aplicar em qualquer parte do corpo.
Após realizar este procedimento, é recomendável fazer uma compressa fria com bolsa de gelo e passar uma pomada como Bepantol. É indicado fazer este procedimento no outono ou verão, pois a pele não pode estar bronzeada.
* Há casos em que os pelos voltam a crescer depois de algum tempo, mas mais finos e em menor quantidade.
O creme de depilação é composto por produtos químicos que quebram a estrutura do pelo — ele age apenas na haste, não na raiz.
Em caso de depilação íntima com este tipo de produto, é aconselhável tomar cuidado para que o creme não entre em contato com a região íntima.
O produto deve ser aplicado sob a pele limpa e retirado depois de alguns minutos, conforme instrução de cada marca, com a espátula que acompanha o kit.
Após lavar o local, deve-se aplicar um hidratante calmante. Antes de aplicar, faça um teste de sensibilidade. Por não agir na raiz do pelo, entre dois e cinco dias os pelos voltam a nascer.
Cada pele reage de uma forma a cada um dos métodos que apresentamos neste artigo. Por isso, não existe um “melhor tipo de depilação” para todas as peles.
A melhor depilação é aquela à qual você se adapta e gosta, seja ela com cera, lâmina, laser ou outros meios. O que realmente importa é estar de bem com você.
[…] no qual o corpo está mais à mostra seja, também, a que se recorre com mais frequência à depilação. Por isso, os cuidados com a proteção da pele devem ser redobrados para quem opta por fazer a […]